Por que registrar suas vendas?


Você tem uma empresa e ainda não registra as suas vendas? Leia este artigo e descubra o que você está perdendo sempre que você efetua uma venda e não a registra em um sistema de gestão.

Manter um histórico do faturamento

Manter um histórico do que foi faturado é muito importante. Seu cliente pode, por exemplo, pedir pra você entregar uma nova venda igual a que ele fez no mês passado.

Sem essa informação, talvez você terá que passar pelo constrangimento de pedir à ele mais detalhes do que ele comprou da sua empresa. Este tipo de situação pode passar uma impressão de falta de profissionalismo do seu negócio.

Lançar o financeiro

Já que você terá que digitar as parcelas nas vendas, por que não aproveitar esses dados e registrar as parcelas a receber?

Com estes dados, seu sistema pode lhe ajudar no controle dos inadimplentes e ainda dar uma previsão de dinheiro no fluxo de caixa. Além de ser um dos passos importantes para você entender o ciclo financeiro da sua empresa e apurar a sua necessidade de capital de giro.

Movimentar o estoque

O controle de estoque é uma das tarefas mais negligenciadas nas pequenas empresas. Isto é uma pena, pois, além de lhe ajudar a saber se um determinado produto está disponível pra venda, ele pode ser utilizado para priorizar a compra de produtos com um giro mais alto utilizando a curva ABC, por exemplo.

Sistemas que possuem controle de estoque, normalmente debitam automaticamente as quantidades do itens registrados na venda. É um trabalho a menos para você.

Fornecer indicadores básicos

Os indicadores são importantes para a evolução do seu negócio. Afinal de contas, como você poderá melhorar algo que você não consegue medir a melhoria?

Mas isso não significa que você precisa ter indicadores muito avançados. Comece com o básico. Por exemplo, você pode comparar o faturamento do mês anterior com o faturamento do mês corrente. Você pode também levantar os 10 produtos mais vendidos ou ainda os 5 clientes que mais compraram.

Uma dica importante pra quem está começando é escolher um indicador simples. Algo que não tome muito o seu tempo para coletar. Bons indicadores precisam ter mais valor do que a complexidade de se obtê-lo. O que acha de começar com a receita bruta?

E então? Ficou convencido em começar a registrar as suas vendas, mas ainda não possui um sistema de gestão adequado? Conheça nossa solução sem compromisso.

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Fonte: Asseinfo

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