Como facilitar o dia a dia da sua empresa com relatórios gerenciais

Muito se fala da importância dos relatórios gerenciais e da necessidade de controlá-los para que auxiliem nas tomadas de decisões e, consequentemente,  no sucesso das empresas. Mas você sabe realmente o que fazer com esses documentos quando está com eles em mãos? Para ajudar você a interpretar melhor os dados e, assim, garantir os melhores resultados, vamos explicar um pouco mais sobre esse documento que é tão essencial para o desenvolvimento dos negócios. Acompanhe!

A importância dos relatórios gerenciais

Os relatórios gerenciais são documentos essenciais justamente porque reúnem dados, informações e análises sobre determinadas áreas da empresa. Podem ser financeiros, de produtividade, de vendas ou até mesmo de controle de qualidade. O objetivo deles é mostrar panoramas gerais da situação do empreendimento para auxiliar o empreendedor a tomar as melhores decisões. Além disso, oferecem diversos benefícios para o negócio:

  • Contribuem para a definição de estratégias: nenhuma empresa alcança o sucesso em longo prazo sem um planejamento bem definido e metas claras. Nesse sentido, os relatórios gerenciais apresentam dados reais a serem trabalhados, sendo possível ter uma visão atual para definir medidas a serem tomadas no futuro e alcançar os objetivos com precisão.
  • Oferecem informações atualizadas: normalmente os relatórios estão ligados a ferramentas de gestão que facilitam a consulta e garantem dados atualizados. Assim, você pode consultá-los sempre que precisar e, consequentemente, tomar decisões baseadas nas suas necessidades do momento, visando melhorias futuras.
  • Disponibilizam os dados de maneira estruturada: trazem informações em formato de gráficos, tabelas e planilhas, facilitando a visualização e o entendimento dos dados. Além disso, dependendo do que você precisa, os dados podem vir cruzados, oferecendo uma análise mais completa da situação.
  • Permitem a criação de um histórico: quando os relatórios são feitos com regularidade, é possível manter um histórico e, assim, acompanhar o desempenho e prever tendências, facilitando ainda mais a sua vida na hora de decidir o que é prioridade.

4 dicas para interpretar relatórios gerenciais com mais facilidade e em menos tempo

De acordo com o que vimos até aqui, deu para perceber que por meio dos relatórios é possível gerir o negócio com assertividade, segurança e foco nos resultados. Mas de nada adianta contar com bons relatórios sem saber como analisá-los, certo? Então, confira as dicas que separamos para ajudar você nessa tarefa!

1 – Analise o macro e depois vá verificando os detalhes

Comece vendo as informações mais importantes do negócio e analise o desempenho do mês, verificando se as metas estipuladas no planejamento estratégico da empresa estão sendo atingidas. A partir daí, passe a se aprofundar em cada um dos dados para entender o que foi feito para proporcionar o resultado obtido. Assim, você saberá as ações que deram errado e que, portanto, devem ser melhoradas, e as que deram certo para que sejam mantidas.

2 – Identifique os melhores e os piores resultados

Quando há a identificação dos melhores e piores resultados é possível encontrar onde estão as oportunidades. Por exemplo, em um relatório de vendas você consegue ver qual foi o produto que mais vendeu e o que menos teve saída. Logo, poderá concentrar seus esforços naquele que traz mais rentabilidade para a sua empresa, criando uma alavanca para o crescimento do seu negócio.

3 – Priorize os pontos de alavancagem

Falando em alavancas, é de extrema importância priorizar os produtos ou serviços que oferecem essa oportunidade. Desse modo, é possível gerar mais resultados com menos esforço e, no meio tempo, você pode estudar o que não está dando certo e os produtos ou serviços que apresentam resultados inferiores para melhorar o potencial deles.

4 – Crie relatórios gerenciais completos

Quanto mais completos forem os seus relatórios, melhor será a análise dos indicadores, a identificação de oportunidades, as melhorias ou a priorização de atividades. Para isso, conte com ferramentas integradas e que ofereçam uma visão ampla do seu negócio para que você possa sempre tomar decisões baseadas em dados reais.

Relatórios gerenciais:

Toda boa análise deve começar pelos relatórios financeiros da sua empresa. Afinal, esta área é o combustível que mantém o seu negócio rodando e impacta em todas as demais. Por isso, quando você acessa nosso sistema, encontra uma série de relatórios que vão ajudar na gestão do seu empreendimento. Entre os principais estão:

Fluxo de Caixa

O software disponibiliza relatórios diários, mensais e anuais, dando a você uma visão ampla do que está acontecendo na sua empresa. Dessa forma, é possível controlar com mais precisão as entradas e saídas e tomar as decisões mais efetivas baseando-se no histórico de movimentações.

Vendas

Ter informações confiáveis e atualizadas sobre as vendas é essencial para qualquer empresa. Por isso, disponibilizamos um relatório completo sobre suas vendas. Assim, você fica sabendo quais produtos têm mais saída e qual o ranking de vendas por cliente, por exemplo, e aprende sobre o mercado, possibilitando uma melhora nos processos e aumentando o faturamento.

Giro de Estoque

Saber qual a rotatividade do seu estoque é essencial tanto para não falhar na suas entregas quanto para manter uma gestão organizada das suas mercadorias. Por isso, oferecemos um relatório capaz de avaliar a gestão de inventário, calculando a quantidade necessária de produtos para diferentes periodicidades.

 

Fonte:Conta Azul

Como facilitar o dia a dia da sua empresa com relatórios gerenciais
Tags: